O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) confirmou que mais cinco cidades do Paraná – Araucária, Cambé, Cianorte, Maringá e Toledo – vão receber as unidades na primeira etapa do programa de expansão dos 100 novos Institutos Federais anunciados nesta terça-feira (12) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelos ministros Camilo Santana (Educação) e Rui Costa (Casa Civil) no Palácio do Planalto em Brasília.
“Os novos campus foram aprovados conforme propostas apresentadas pelas prefeituras que dispuseram também de áreas nas para implantação dos IFRs nas cidades. O Paraná tem outras 17 cidades com pedidos no MEC e estamos trabalhando para que a maior parte delas venha ser atendida nas próximas etapas”, disse Zeca Dirceu que acompanhou o lançamento da primeira etapa do programa.
Atualmente, segundo Zeca Dirceu, o Eestado conta com 20 campus do Instituto Federal do Paraná que atendem 29 cidades, com mais de 29 mil estudantes matriculados em 310 cursos. “A proposta do Ministério da Educação é mais ousada e prevê a criação de 300 institutos até o final de 2026. Nesta primeira etapa serão criados mais 140 mil vagas nos 100 novos institutos federais”.
Na lista paranaense estão ainda as cidades de Guaíra, Loanda, Pinhão, Siqueira Campos, Prudentópolis, Sarandi, Pato Branco, Cantagalo, Marmeleiro, Alvorada do Sul, Cerro Azul, Almirante Tamandaré, Cornélio Procópiio, São Mateus do Sul, Faxinal, Castro, Rio Negro e São José dos Pinhais.
Além dos pedidos para as novas unidades, os campus das cidades de Palmas e Curitiba pediram mudança de tipologia. Outras seis unidades – Coronel Vivida, Goioerê, Quedas do Iguaçu, Barracão, Astorga e Arapongas – protocolaram pedido de reenquadramento de campus avançado para campus normal.