Em votação marcada pelo reconhecimento a um dos grandes personagens da história recente do Paraná, a Assembleia Legislativa (Alep) aprovou a concessão do título de Cidadão Honorário do Estado ao advogado João Casillo, um dos mais renomados profissionais do direito brasileiro. A homenagem, de autoria do deputado estadual Ney Leprevost (União Brasil), celebra a trajetória e as contribuições de Dr. Casillo nos desenvolvimentos dos setores jurídico e empresarial do Paraná.
Nascido em Ribeirão Preto, São Paulo, em 1º de março de 1944, João Casillo criou raízes em Curitiba, onde estabeleceu um dos escritórios de advocacia mais premiados do Brasil. Filho de Eugenio Casillo e Dyjanir Teixeira Casillo, casou-se com Regina de Barros Correia Casillo, fundadora do Solar do Rosário, um espaço cultural dedicado à preservação histórica e ao incentivo da arte em Curitiba. O casal teve três filhas: Patrícia, Angela e Lucia.
Dr. João Casillo possui uma carreira acadêmica e profissional, com pós-graduação, mestrado e doutorado, além de cursos em instituições de prestígio como Strasbourg, Harvard e Oxford. Professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), é membro de câmaras de comércio e associações internacionais, além de ser cônsul honorário do Reino da Bélgica. Com mais de 50 anos de atuação no Direito Empresarial, Dr. Casillo lidera a equipe do Casillo Advogados, prestando serviços jurídicos para empresas nacionais e estrangeiras.
Com todas as suas contribuições, Dr. João Casillo foi reconhecido com diversos títulos, incluindo Professor Emérito da Faculdade de Direito de Curitiba, Cidadão Honorário de Curitiba e Ponta Grossa, Grande Oficial da Ordem Estadual do Pinheiro e a comenda “Chevalier de l’Ordre de la Couronne” pelo Rei Alberto II da Bélgica.
“Estamos tratando de uma homenagem merecidíssima a um dos ícones do direito no Paraná. Um homem que construiu uma carreira brilhante, respeitada em todo o Brasil e no exterior, além de ser um ser humano incrível que incentiva muito a cultura paranaense, junto com sua amável esposa doutora Regina”, destaca Ney Leprevost.