Aprovado projeto que inclui a Festa do Divino de Guaratuba no calendário de eventos do Paraná

Foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) o projeto de lei de autoria do deputado Ney Leprevost (União Brasil) que insere no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná a tradicional Festa do Divino Espírito Santo de Guaratuba.

A festa, realizada há mais de 100 anos pela Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, é considerada patrimônio imaterial de Guaratuba e tem duração de 10 dias, reúne cerca de 150 mil pessoas e acontece sempre no mês de julho. O evento promove o turismo fora da alta temporada e valoriza os produtos locais.

A origem

A Festa do Divino Espírito Santo teve início no mesmo ano em que a cidade de Guaratuba foi fundada, em 1771, quando ainda era Vila de São Luiz de Guaratuba.

Desde 1910, surgiu a tradição do casal festeiro, que são os responsáveis por toda a organização, além dos foliões, que fazem a peregrinação com as bandeiras do divino, percorrendo as casas em todo município, incluindo a área rural.

A Festa do Divino é uma grande comemoração na cidade de Guaratuba, onde movimenta o comércio local, com a presença de muitos turistas, bem como, toda a comunidade.

Celebrada no mês de julho, a Festa do Divino Espírito Santo é um evento religioso, além dos foliões, que realizam a peregrinação com as Bandeiras do Divino e da Trindade Santa, a chegada das bandeiras, sinaliza a passada do Divino e da Santíssima Trindade nas residências, é nesse momento que os fiéis pedem milagres e agradecem as preces já alcançadas.

De cores distintas, cada bandeira carrega um significado, a bandeira branca representa a Santíssima Trindade e a vermelha o Divino Espírito Santo, as duas peregrinam juntas por até dois meses antes da realização da festa, acompanhadas de quatro foliões, recebendo donativos.

O grupo é composto pelo mestre, contra,rabequista e tríple. Cada um com instrumento: viola, tambor e rabeca. Nas bandeiras, são pregadas fotos e fitas pedindo graças, também chamado de os foliões do Divino Espírito Santo e da Santíssima Trintade.

Terminadas as visitas e recolhidas as bandeiras das viagens pelo interior do município, os foliões se preparam para os dias da grandiosa festa e conduzem as bandeiras ao altar da Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso, acompanhados pelo casal festeiro mor. As bandeiras permanecem no altar até o fim da festa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui