“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da sua pele. O racismo e todas as formas de preconceito são ensinados para as crianças. E o pior, outras crianças acabam sendo vítimas desta conduta odiosa que o mundo adulto incute na infância”, afirmou o deputado estadual Ney Leprevost (União Brasil) que teve o seu projeto de lei “Infância Sem Racismo” aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
O projeto de Leprevost estabelece que escolas, creches, espaços de convivência e instituições de atendimento à infância devem adotar medidas para promover a diversidade étnico-racial e o respeito às diferenças. Isso inclui o preparo de professores e profissionais, bem como a inclusão de conteúdos sobre a história e cultura afro-brasileira, indígena e de outras etnias presentes no Estado do Paraná.
“O Paraná é a terra de todas as gentes. Nosso estado foi construído por italianos, alemães, poloneses, ucranianos, afrodescendentes, indígenas, japoneses, chineses, sírio libaneses, judeus e brasileiros vindos de outras regiões do país. Queremos banir o racismo”, contou Ney.
“O racismo ainda é uma triste realidade no Brasil, e afeta negativamente a vida de milhões de crianças, prejudicando seu pleno desenvolvimento e autoestima. Por isso, apresentei o projeto de lei que pretende estabelecer a promoção de uma sociedade livre da discriminação racial. É dever do Estado garantir a proteção e promoção dos direitos das crianças”, disse Leprevost.