Aprovado projeto com inspiração sueca para reduzir mortes no trânsito

Reduzir ao máximo as mortes evitáveis no trânsito, garantindo segurança às pessoas em seus deslocamentos é a finalidade do projeto 86/2022, aprovado em segundo turno nessa terça-feira (14), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A proposição, inspirada em um modelo sueco de sucesso, define parâmetros para implantação da Campanha Visão Zero Paraná na qual a preservação da vida é prioridade.

Uma medida que pode amenizar números preocupantes no estado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma (Siate) atendeu 42.770 ocorrências no Paraná em 2022, com 168 mil pessoas feridas, além de 3.490 mortes.

Exemplo

O Visão Zero, criado na Suécia em 1997, conseguiu transformar o trânsito do país escandinavo em um dos mais seguros do mundo e serviu de exemplo de mobilidade em diversos países.

A iniciativa tramita na forma de uma subemenda substitutiva geral aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A proposta tem a autoria dos deputados Goura (PDT), Requião Filho (PT), Professor Lemos (PT), Arilson Chiorato (PT), Luciana Rafagnin (PT), Mabel Canto (PSDB), Cristina Silvestri (PSDB), Reichembach (PSD) e do ex-deputado Nelson Luersen (União).

“Com a aprovação desta lei estamos garantindo que o Paraná avance em políticas públicas de segurança viária”, explicou o deputado Goura, que propôs batizar a proposta com o nome de Kristofer Enzo Neves Oliveira. O ciclista morreu em fevereiro de 2022, após ser atropelado em uma canaleta de ônibus. Seus familiares estiveram no Plenário durante a sessão para acompanhar a votação.

Campanhas

Para a execução do projeto, o texto prevê que o Poder Público poderá adotar campanhas permanentes de educação no trânsito; monitorar e identificar o perfil de circulação e acidentes; capacitar gestores públicos e de profissionais; fomentar o treinamento específico para condutores de veículos do transporte público de passageiros; incentivar à ciência, tecnologia, pesquisa, desenvolvimento e inovação voltada às boas práticas de planejamento viário; e formular cronogramas de curto, médio e longo prazo para a implantação gradual de projetos alinhados com a campanha “Visão Zero”.

Fica definido, ainda, o terceiro domingo de novembro como o Dia Estadual em Memória às Vítimas de Trânsito, com o objetivo de dar uma maior visibilidade ao programa. (Foto: Dálie Felberg/Alep).

1 COMENTÁRIO

  1. tem que punir as pessoas que não respeitam as leis de trânsito, como os ciclistas que andam nas canaletas, um ônibus , tem o comprimento de 30 mts, e tem que considerar que transportam pessoas, como estes incivis querem que os motoristas freiem este ônibus, para não atropelarem os incivis?
    sem contar estes motoqueiros, é só olhar as estáticas de quantos morrem, em apensas um dia.
    enfim, se não murdamos o comportamento das pessoas fica difícil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui