Anos 1970, a década que mudou Curitiba

A pequena e tímida capital do Paraná passou a tomar ares de metrópole desenvolvida a partir do início dos anos 1970. Tinha tão somente 624 mil habitantes no início da década, as ruas eram calmas e seguras. Mas de repente começou a mudar: as principais linhas do transporte coletivo ganharam a pioneiras canaletas exclusivas; a Quinze, antes aberta ao trânsito de carros, virou um calçadão e passou a ser conhecida como a Rua das Flores; nascia também a Cidade Industrial e grandes fábricas começaram a chegar.

A geada de 1975, que destruiu a cafeicultura do Norte do estado, também influiu para as grandes mudanças: desempregados da lavoura, milhares de trabalhadores emigraram para Curitiba. Em dez anos, a população cresceu uma vez e meia – um desafio imenso para manter a qualidade de vida da capital.

Este vídeo, produzido para o programa Band Cidade, narrado pelo jornalista José Wille, conta a história dos dez anos que revolucionaram Curitiba.

2 COMENTÁRIOS

  1. Tbm me lembro dos muros baixos e da, praticamente, inexistência que atualmente…Morei em Ctba de 1976 até 1990 qdo não podia mais ir a pé do centro até o Bom Retiro, onde morei por mtos anos.Do encanto ao desencanto completo.Voltei para o interior e Ctba, atualmente, só “a passeio” mas lá mto raramente.Que cidade é essa onde se a gente sair do uber pra andar duas quadras já tá correndo risco.Tbm morei um bom tempo pertinho da casa do Dalton Trevisan, Ubaldino com Amintas.E por aí vai.Ficam algumas cinzas da memória.

  2. Naquela época os muros eram baixos, ninguém pensava em grades, cercas elétricas, muito menos em alarme monitorado. Reza a lenda que a gente amarrava cachorro com linguiça, mas isso eu nunca vi. Bons tempos, sim, mas vieram jipes e tanques… E eles fizeram pior, acabaram com o Simca Chambord

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui