O senador Álvaro Dias (Podemos-PR) solicitou a votação do projeto que pode autorizar a criação da Estrada Parque Caminho do Colono (PLC 61/2013). A rodovia passaria em um trecho do Parque Nacional do Iguaçu, no Oeste do Paraná. O presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal, senador Jaques Wagner (PT-BA), afirmou que novas audiências públicas deverão ser feitas antes de o senador Fabiano Contarato (PT-ES) apresentar o relatório.
Como se sabe, instituições ambientais são contrárias à proposta. Mas Alvaro Dias argumenta, no entanto, que o tema já foi debatido diversas vezes. E citou que a estrada vai beneficiar a população que vive na região e que hoje precisa fazer desvios de até 120 quilômetros nas viagens.
Segundo o parlamentar paranaense, já houve diversas audiências públicas no Estado, “muitas audiências públicas no Congresso durante esses 40 anos, e esse impasse perdura, gerando conflitos de opinião e passando a ideia de que nós estamos com posições ideológicas relativamente à preservação ambiental que obviamente podem ser superadas com a votação do projeto”.
A proposta já foi aprovada pela Comissão de Infraestrutura e, se passar pela CMA, ainda será analisada por outras duas comissões do Senado.
A Estrada do Colono (PR-495), que foi fechada há muitos anos, cortava 18 quilômetros de uma área de mata nativa entre os municípios de Serranópolis do Iguaçu e Capanema. (Da Rádio Senado).