Alep forma comissão para discutir o fechamento da Fafen-PR

A Assembleia Legislativa do Paraná  (Alep) formará uma comissão suprapartidária para conversar diretamente com o presidente da Petrobrás, Roberto Castello Branco, sobre a possibilidade das atividades da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen-PR) não serem encerradas no estado. O anúncio foi feito durante a sessão plenária desta segunda-feira (2) pelo presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB).

“A Mesa Executiva determina que se forme a comissão dos deputados, representada pelas lideranças dos partidos. Daremos todo o apoio necessário para que vão ao Rio de Janeiro, em nome do Poder Legislativo”, declarou Traiano, destacando o trabalho do 1º secretário da Assembleia, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB).

A proposta, feita pelo deputado Michele Caputo (PSDB) em articulação entre a bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) e com a liderança do Governo – comandada pelo deputado Hussein Bakri (PSD) – surgiu após a exposição do representante do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Petroquímicas do Paraná (Sindiquímica), Paulo Antunes, sobre os impactos do fechamento na unidade no município de Araucária.

A ida dele ao parlamento se deu a pedido dos deputados: Arilson Chiorato (PT), Professor Lemos (PT), Luciana Rafagnin (PT) e Tadeu Veneri (PT). “Fechar a Fafen, o plano do Governo Federal, não é bom para o Paraná. A ajuda da Assembleia é um fortalecimento muito grande”, avaliou o sindicalista.

Mil funcionários da unidade têm seus empregos afetados pelo fechamento, aguardando decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Segundo o deputado Arilson Chiorato, a Petrobras contribui diretamente para o tesouro estadual, com empregos diretos e indiretos. “A Fafen e as subsidiárias da Petrobrás no Paraná são algumas das maiores contribuintes de ICMS do estado, Araucária vai perder muito também se a unidade de refino de petróleo for privatizada, saindo da rota de progresso. Este modelo vai fazer encarecer ainda mais o nosso combustível, porque o petróleo cru será exportado. Compraremos combustível refinado”, afirmou. (Alep).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui