A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) vai auxiliar no treinamento e capacitação de vereadores e prefeitos do Estado para ampliar as políticas públicas relacionadas à Agenda 2030 e aos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
O projeto, batizado de “Universidade dos Prefeitos”, foi firmado em cerimônia na Embaixada brasileira em Genebra, na Suíça, na noite dessa quinta-feira (30), pela deputada estadual Maria Victoria (PP); diretor do Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (Unitar), Alex Mejia; presidente da Organização Mundial da Família (OMF), Deisi Kusztra; embaixador do Brasil na Suiça, Tovar Nunes; superintendente geral de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná (SGDES), Keli Guimarães; e o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller.
Maria Victoria disse que a Alep vai disponibilizar os canais de comunicação, a TV Assembleia e a Escola do Legislativo para promover os treinamentos desenvolvidos pela Unitar para os prefeitos brasileiros.
“É uma ação que envolve também o Governo do Estado e a AMP. Vamos utilizar a estrutura de comunicação da Assembleia e a Escola do Legislativo para transmitir cursos e aulas. Na Universidade dos Prefeitos compartilharemos o conhecimento para garantir a capacitação continuada aos prefeitos e vereadores paranaenses”.
Uma comitiva de prefeitos e prefeitas de diversas regiões, liderada pelo presidente da AMP, está participando de um processo de capacitação promovido pela Unitar na sede da ONU de Genebra.