Alep aprova projeto que institui o Dia Estadual do Cristão

Por unanimidade, a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou nesta segunda-feira (29), em primeira discussão, o projeto de Lei 266/2022, que institui o Dia Estadual do Cristão, a ser celebrado anualmente no primeiro domingo do mês de junho. Pela proposta, apresentada pelo deputado estadual Soldado Fruet (Pros) em coautoria com o deputado estadual Alexandre Amaro (Republicanos), a data passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná.

Na justificativa, o Soldado Fruet destacou que “a iniciativa visa enaltecer o convívio pacífico e ordeiro de todos os habitantes do Estado do Paraná que comungam da religião cristã”. O parlamentar ressaltou que se trata do gênero religioso com maior número de adeptos no Brasil. Segundo ele, é necessário que o Estado do Paraná também avance como celeiro de integração das congregações cristãs, na esteira dos demais entes políticos.

A comemoração do Dia Estadual do Cristão coincidirá com o Dia Nacional do Cristão, definido no Projeto de Lei 2.832/2021, aprovado pelo Congresso Nacional, e sancionado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), como Lei Federal 14.419/2022. A data foi escolhida em audiência pública realizada na esfera federal, com fundamento nas datas dos Concílios de Nicéia, no ano 325, e no primeiro e no segundo Concílio de Constantinopla, respectivamente nos anos 381 e 553. Alguns municípios já contam com leis nesse sentido, como Curitiba, onde a Lei Municipal 14.419/2014 criou o Dia Municipal do Cristão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

%d blogueiros gostam disto: