“Neste momento grave, o país precisa de uma liderança séria, responsável e comprometida com a vida e a saúde da população”, diz nota assinada pelo presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP) ,que está afastado justamente por ter sido infectado, e pelo vice Antonio Anastasia (PSD-MG), que o substitui no cargo. A nota foi divulgada na noite desta terça-feira (24) logo após o pronunciamento do presidente Bolsonaro em rede nacional de rádio e televisão.
Para Alcolumbre e Anastasia, o posicionamento de Bolsonaro, que atacou medidas de contenção da Covid-19, doença causada pelo coronavírus, é “grave” e vai na “contramão das ações adotadas em outros países e sugeridas pela própria Organização Mundial da Saúde (OMS)”.
“Reafirmamos e insistimos: não é momento de ataque à imprensa e a outros gestores públicos. É momento de união, de serenidade e equilíbrio, de ouvir os técnicos e profissionais da área para que sejam adotadas as precauções e cautelas necessárias para o controle da situação, antes que seja tarde demais”, escreveram eles.
Para os dois senadores, Bolsonaro não correspondeu às expectativas da população sobre o papel de liderança do chefe do Executivo em uma situação como essa. “A Nação espera do líder do Executivo, mais do que nunca, transparência, seriedade e responsabilidade. O Congresso continuará atuante e atento para colaborar no que for necessário para a superação desta crise.” (M)
Mais uma vez vão queimar todas as provas e pedir anistia. A imprensa tem que anotar bem o nome de todos os responsáveis pelas decisões do governo, não é só o capitão não. Em breve poderemos estar diante de uma tragédia histórica e milhares ou milhões nem estarão aqui para pedir justiça diante de crimes contra a humanidade!