Advogado de Curitiba pede que a OAB-PR rompa com o Conselho Federal

COMPARTILHE:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Um advogado de Curitiba está pedindo que o Conselho Estadual da  seccional paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR) delibere a respeito de um rompimento com o Conselho Federal da instituição. O pedido consta de um requerimento encaminhado ao presidente da seccional Cássio Teles pelo advogado Pierre Lourenço.

Advogado de Curitiba pede que a OAB-PR rompa com o Conselho FederalNo requerimento, o autor do pedido informa que se baseia na delação do empresário Orlando Diniz que narrou um esquema de propina da Fecomércio do Rio de Janeiro favorecendo escritórios de advocacia, incluindo o de Felipe Santa Cruz (foto), presidente da OAB nacional, bem como na denúncia feita por três diretores do Conselho Federal da entidade, que teriam narrado a tentativa de pagamento ilegal de um benefício de R$ 17 mil, por mês, a um ex-funcionário da OAB.

Diz o advogado em sua petição que “… o presidente nacional da OAB está sendo investigado não somente por possíveis crimes praticados no passado quando era gestor da OAB/RJ (denúncia da CNN Brasil), como também será investigado por possíveis crimes praticados no corrente ano (denúncia do memorando da diretoria da OAB), sendo que se confirmada a prática dos crimes em ambos os casos o mesmo teria se valido da OAB para praticá-los.”

Lembra o advogado petição que “… pela primeira vez na história da OAB temos um presidente nacional que foi parar nos assuntos mais comentados do Twitter com a #ForaSantaCruz, tendo ficado em 5º lugar na noite de terça-feira (08)”, sendo isso desmoralizante para a classe dos Advogados que tem por princípios a ética, o decoro e dignidade da profissão.

Para reforçar seu requerimento o advogado curitibano Pierre Lourenço junta uma relação com 740 advogados de todo o Brasil que afirmaram querer a cassação imediata de Felipe Santa Cruz, tendo a coleta dos nomes se iniciado no dia 26 de agosto nas redes sociais do advogado, isso antes de sair a denúncia relatada pela CNN Brasil

O advogado finaliza o requerimento perguntando se os advogados paranaenses terão também que “… tolerar a possível prática de crimes do presidente nacional da OAB em prol da estabilidade da instituição?”

A petição foi protocolada na OAB-PR sob o número 108.271/2020. (Informações do Jornal da Cidade).

1 comentário em “Advogado de Curitiba pede que a OAB-PR rompa com o Conselho Federal”

  1. Advogado que desconhece presunção de inocência, princípio constitucional! Se a coleta de assinaturas que pede o afastamento ocorreu antes das denúncias claramente se vê o viés político-partidário dessa petição. Desmoralizante para a advocacia é a submissão dessa aos desmandos do Judiciário e do MP.

Deixe uma resposta