Advogado de Lula diz que cooperação da Lava Jato com o FBI é ilegal e grave

Para o advogado Cristiano Zanin Martins, que faz parte da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a possibilidade de cooperação informal de agentes do FBI com a Operação Lava Jato é ilegal. De acordo com uma reportagem da Agência Pública, em parceria com The Intercept Brasil, a agente americana Leslie R. Backschies foi designada pelo FBI para ajudar nas investigações da Lava Jato, em 2014.

Zanin falou na manhã desta sexta-feira (3) sobre o assunto em entrevista ao UOL. Segundo ele, já havia indícios desta participação, mas que a nova suspeita é grave. “É importante dizer que nós já havíamos feito a prova de que autoridades norte-americanas colaboraram informalmente com a Lava Jato, fora daquilo que prevê a lei. Mostramos um vídeo de um procurador americano que havia realizado essa ajuda informal para construir os casos do ex-presidente Lula. Então já havia essa prova. E agora a Vaza Jato vem reforçar a existência de uma cooperação ilegal com os EUA”, afirmou.

Na entrevista, Zanin afirmou que qualquer cooperação deveria ter sido feita de forma oficial, conforme acordo firmado entre os dois países em 2001. “O Brasil firmou com os EUA um acordo para cooperação em matéria penal e esse acordo que foi firmado em 2001 estabelece as regras. Então é evidente que uma cooperação informal por baixo dos panos não pode ser aceita no processo penal que é regido pelo princípio da legalidade estrita. Então é muito grave essa revelação, mas também não é novidade a existência dessa cooperação ilegal com os EUA. É ilegal no Brasil e é ilegal nos EUA”, garantiu.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui