ACP cria canal de comunicação para denúncias  sobre horário do comércio

Com o objetivo de reforçar as recomendações para que os setores de comércio e serviços não essenciais cumpram com o horário de funcionamento entre 10h e 17h, a Associação Comercial do Paraná (ACP) está disponibilizando à população um número de WhatsApp e um e-mail. Através destes canais, quem flagrar estabelecimentos abertos fora do período recomendado poderá repassar a informação à entidade, que tem procurado negociar com as autoridades soluções para o problema da lotação de ônibus e terminais em horários de pico na capital.
“Com saúde não se brinca”, disse o presidente da ACP, Camilo Turmina. “É fundamental que todos cumpram o horário acordado para o funcionamento. Com a compreensão e colaboração de todos, poderemos diminuir as aglomerações. Lutamos pela retomada das atividades econômicas, mas com responsabilidade e sempre observando as normas sanitárias”.
De posse das informações, a ACP poderá reforçar diretamente com os estabelecimentos a necessidade de cumprir com rigor o horário de funcionamento entre 10h e 17h. Ao mesmo tempo, as informações serão repassadas à Prefeitura de Curitiba para as providências cabíveis. A ACP não tem o poder de impor horários, podendo apenas fazer a recomendação e, por isso, conforme nota divulgada esta semana, a entidade observou que cabe ao poder público regular o horário, por lei ou por decreto municipal.
O WhatsApp disponibilizado é (41) 98729-0993 e o e-mail, [email protected]. Poderão ser repassadas informações de endereço, se possível com foto do local.
O horário de 10h às 17h é indicado apenas para setores não essenciais do comércio e serviços. Não se enquadram na recomendação, por exemplo, estabelecimentos de venda de produtos alimentícios, produtos médicos e de higiene, farmácias, óticas, lotéricas, lavanderias e veterinárias, entre outras atividades definidas no decreto municipal de 27/03.

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