No cenário político paranaense, o deputado estadual Marcio Pacheco (Progressistas) é um dos principais incentivadores do turismo no Estado. Sua atuação durante os três mandatos como deputado tem sido fundamental para promover o desenvolvimento econômico e social por meio do turismo na Região Oeste e em diversos municípios do Paraná.
“A longo prazo, os benefícios sociais e econômicos trazidos pelo Turismo beneficiam a comunidade a trazem senso de preservação, impactando positivamente os índices de empregabilidade e de renda per capita”, salienta Pacheco.
O turismo e a cultura desempenham um papel crucial na economia local, movimentando a economia criativa e gerando empregos e renda em uma variedade de setores. Ações que promovem atrativos naturais, como trilhas e parques, bem como eventos musicais e culturais, festivais gastronômicos e eventos religiosos estimulam o turismo, mas também revitalizam espaços e unem a comunidade, proporcionando entretenimento para a população local e impulsionando o comércio regional.
Dentro de sua atuação como parlamentar, o deputado Marcio Pacheco é coautor de leis que beneficiam o setor. Faz parte dessas ações a Lei do Circuito Ciclo Turístico do Oeste, que engloba 50 municípios nas regiões de Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo. Além disso, sua contribuição legislativa inclui a lei que estabelece o Circuito do Cicloturismo do Litoral Paranaense e a inclusão de eventos significativos como Pentecostes de Cascavel, a prova automobilística Cascavel de Ouro e o Indomáveis Motors no calendário oficial de turismo no Paraná.
Pacheco também é autor da Lei que estabelece a comemoração da Semana Farroupilha de Cascavel na semana do dia 20 de setembro, além de ter incluído o município de Leônidas Marques na Rota do Vinho da Região Oeste. Essas medidas têm contribuído significativamente para a ampliação e o fortalecimento do turismo nesses municípios.
Paraná
Dados do IBGE indicam um crescimento notável de 10% nas atividades turísticas do Paraná em 2023, marcando o terceiro ano consecutivo de altas após o período crítico da pandemia. Esse desempenho coloca o estado em quarto lugar entre os estados brasileiros, demonstrando um avanço significativo no setor. De acordo com o Boletim de Dados Turísticos da Secretaria Estadual de Turismo, em 2023 houve um aumento de 51,3% no número de turistas internacionais que visitaram o Paraná, além de uma expansão de 10% nas atividades turísticas em relação ao ano anterior. Esses números refletem o potencial do Estado como destino turístico.