(por Ruth Bolognese) – Na penúltima noite pré-convenções – até domingo tudo terá que ser selado – ainda podem acontecer acordos, desacordos e grandes mudanças para as eleições de outubro. Um estudioso desses momentos chamou-a de “a noite das facas longas”, numa referência ao episódio do expurgo na Alemanha nazista que aconteceu na noite de 1.º de julho de 1934.
A temida SS, facção do Partido Nazista que era mais fiel a Adolf Hitler, cumpriu ordens dele e matou líderes e membros de outra organização paramilitar, a SA, que estava ultrapassando os limites da violência e prejudicando a ascensão política do führer. Pelo menos 85 foram mortos numa só noite, que passou para a história com o sugestivo nome de “A Noite das Facas Longas”.
Aqui, obviamente, as punhaladas poderão ser apenas metafóricas, como já vem acontecendo no Paraná, mas terão efeito de consolidar lideranças, antecipar cenários e desenhar o futuro do Paraná nos próximos 4 anos.
Treta não né Tetra.
O verdadeiro líder é aquele que estimula o crescimento dos seus liderados, aquele que faz a equipe crescer e se superar. O verdadeiro líder trabalha o presente e prepara o futuro, sabendo que não é insubstituível. Requião já tem mais de 70 anos de idade, está na política paranaense há mais de 35 anos, foi governador 3 vezes e até hoje não preparou ninguém para substituí-lo. Não vale citar o filho, que não tem potencial algum. Requião mostra ser, sob a perspectiva da liderança, um sublíder, um fracasso total, pois seu estilo autoritário, caudilhesco e grosseiro, não permite o surgimento de novas lideranças. Vai para casa, Requião, coloque o pijama e vai assistir televisão! E não se esqueça de comprar uma pantufa com a cara de um feroz tigre… desdentado.
Fora, Requião! Vamos apoiar Arruda, uma rapaz bem nascido, que fez besteira na juventude, mas que agora, com a cabeça assentada e o bolso forrado (o sogro é bilionário) vai poder ser um bom governador. Voto no Arruda, mas ele tem que renegar o tio Requião, um autoritário que não deixa ninguém crescer a sua sombra.
Politica não tem segredo a coisa é fácil de resolver, todos os partidos de esquerda do Paraná aceitam Requião candidato a governador e então ele que tome atitude e aceite ser nosso candidato e vá para cima, que nos o povo lhe damos retaguarda e faremos ele treta governador é só ele parar de insistir com esse seu sobrinho playboy que todo mundo quer distância.
Será que vão ter facas para cada paranaense eleitor?