(por Ruth Bolognese) – A família Barros não governa o Paraná. O foco de todo o trabalho da máquina publica está na corrida contra o tempo para viabilizar a candidatura à reeleição da governadora Cida Borghetti. O sinal mais claro disso é o comercial do novo governo, que já está no ar, com o tema principal de toda a carreira política de Cida Borghetti – o combate ao câncer de mama – e o lenço cor-de-rosa, outra marca da imagem que ela difundiu ao longo do tempo.
O combate ao câncer de mama é tema a se respeitar, porque necessário, mas pouco tem a ver com um programa de gestão de um governo, com os problemas e desafios que a primeira cadeira impõe.
Mas a família Barros tem pressa e se o combate ao câncer de mama pode marcar a imagem da governadora, é o que vai ser. Ou o que está sendo.
Ora, um governo com 20 dias de vida, incompleto, ainda sem ter nomeado o cargo crucial para a administração, o secretário da Fazenda, e já tem logomarca, filme institucional pronto, equipe de comunicação azeitada. Ou seja, isso significa que a família Barros já assumiu com o cronograma eleitoral pronto e estabelecido.
E a família tem toda a razão, do ponto de vista do seu próprio objetivo: se a governadora-candidata não chegar a pelo menos 15% de preferência popular nas pesquisas até junho/julho, data das convenções partidárias, o projeto de permanecer no cargo corre sério risco, A grande aliança formada pelo marido, deputado Ricardo Barros, com dezenas de pequenos partidos, pode virar sopa de letrinhas.
Prefeitos, deputados e candidatos têm um sexto sentido muito apurado quando se trata de apostar na perspectiva de poder. Ninguém brinca com isso.
E aí, nem lenço cor-de-rosa vai impedir a debandada.
Curioso, a chefe da sociedade brasileira de pediatria afirma de pé junto que Barros no min da saúde trocou um medicamento canadense para o tratamento de um câncer infantil para um tipo de similar feito na China….para economizar…só que a China economizou o princípio ativo e esbanjou contaminantes no medicamento. Chocolate que o agora apenas esposo deveria se explicar sobre o seu combate ao câncer