As últimas especulações dão conta de que é o delegado Maurício Valeixo (foto) quem vai assumir a superintendência da Polícia Federal no Paraná, por indicação do novo diretor-geral da corporação Fernando Segóvia, nomeado esta semana por Michel Temer em substituição a Leandro Daiello. Com isto estariam afastadas as cogitações de que, para a estratégica superintendência paranaense, “coração” da Lava Jato, seria nomeado o delegado José Alberto Iegas.
Valeixo ocupava o cargo de diretor de Combate ao Crime Organizado em Brasília e era um dos homens fortes da equipe de Leandro Daiello. O delegado Valeixo é natural de Mandaguaçu (PR) e formado bacharel em Direito pela PUC-PR e já foi superintende no Paraná em 2009. Se voltar a Curitiba, o fato poderá ser tomado como sintoma de que Segóvia não pretende fragilizar a atuação da PF no âmbito da Operação Quadro Negro.
Segóvia foi nomeado na última quarta e foi recebido sob desconfianças internas por ter chegado supostamente como indicação do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, do ex-presidente José Sarney e José Felipelli, ex-assessor afastado por Temer – todos implicados na Lava Jato.
O delegado Rosalvo Franco, atual superintendente da PF no Paraná, já havia indicado aos colegas sua vontade de deixar o posto – ele está no cargo desde 2013.
Nossa, que orgulho para a PUC te ló formado heim…pena que atualmente estudar na PUC não está barato