A pouco menos de um ano para as eleições presidenciais, pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva à frente de todos os possíveis opositores testados em cenários de primeiro e segundo turno. O levantamento aponta, entretanto, uma redução da vantagem do petista contra os adversários na comparação com a rodada de outubro.
Nos cenários de primeiro turno da pesquisa estimulada, Lula aparece com pontuações entre 31% e 39%. A menor é em um cenário sem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) como representante do bolsonarismo na disputa. Já a maior se repete em três contextos testados: dois deles com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) na disputa e outro com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como candidato.
Segundo turno
Já nas simulações de cenários de segundo turno, Lula venceria por diferenças entre 3 e 17 pontos percentuais. Contra Jair Bolsonaro, teria 42%, ante 39%, em empate técnico. A diferença era de 10 pontos percentuais há um mês.
A vantagem de Lula contra Ciro Gomes (PSDB), Tarcísio e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), seria de 5 pontos. Em outubro, ela era de 9 pontos, 12 pontos e 13 pontos, respectivamente.
A rodada mais recente testa pela primeira vez o nome de Renan Santos (Missão), fundador do Movimento Livre Brasil (MBL), que teria 25% dos votos, contra 42% de Lula. (O Globo)