Promessa cumprida: volta Curitiba

Dois motivos para acreditar que a gestão de Rafael Greca cumprirá a promessa de campanha de fazer Curitiba voltar ao passado:
  • Não há nenhum projeto de inovação pensado para o sistema de transporte público da cidade. Tentam-se remendos sobre algo que já ficou velho. O que mais preocupa o prefeito é tirar de circulação a parcela de ônibus velhos e substituí-los por novos, como se isto – embora necessário – seja suficiente para resolver os problemas mais profundos de um sistema já claramente ineficiente.
  • Mas mesmo nesta questão enfrenta dificuldades: as concessionárias do transporte coletivo não veem razão para desistir da ação judicial que, em liminar, já as desobrigou de renovar a frota, mesmo com a tarifa técnica reajustada para R$ 3,98 e a do passageiro para incríveis R$ 4,25.
  • Ou segundo motivo que mostra a falta de vontade de inovar – ou a persistência em manter modelos obsoletos – se encontra no lançamento da nova concorrência, no valor de R$ 1 bilhão, para a coleta e destinação do lixo da cidade. O modelo é o mesmo que vem sendo utilizado desde meados do século 20, sem avanços tecnológicos e ambientalmente mais adequados para o século 21.

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