1958: chega o telefone discado a Curitiba

O telefone discado foi uma revolução nos Estados Unidos. As velhas centrais, que exigiam o trabalho braçal de centenas de telefonistas para estabelecer as ligações, ainda estavam sendo desativadas na década de 1940. A “novidade” exigiu das companhias a produção de filmes, apresentados nos cinemas, para instruir o povo a usar a discagem direta, isto é, sem mais precisar recorrer ao auxílio de telefonistas.

Aconteceu coisa semelhante em Curitiba quando, em 1958, a Companhia Telefônica Nacional (CTN – um dos braços brasileiros da multinacional ATT) implantou também o telefone de disco. Na época, a concessão do serviço era municipal.

A partir de então, os números de telefone passaram a exigir o uso do prefixo 4, seguido de quatro algarismos. Menos de 10 mil curitibanos tinham o privilégio de possuir uma linha em casa ou ou seu lugar de trabalho.

A Telepar foi criada em 1963, no primeiro governo Ney Braga, mas só cinco anos depois é que a estatal comprou a CTN e, gradativamente, passou a assumir também as telefônicas que prestavam serviço de em outros municípios do Paraná.

Esta história está muito melhor explicada no livro “Telepar – A revolução nas telecomunicações do Paraná“, que o jornalista Walter Schmidt lançará em 13 de dezembro na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). A edição da obra foi de iniciativa da Astelpar (Associação dos Aposentados da Telepar).

(o vídeo foi capturado do portal Memória Brasileira, de José Wille)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui