1994: Samek queria ser governador

Na cabeça do ex-presidente Lula, o PT já tem candidato a governador do Paraná em 2018: Jorge Samek. Amigos de frequentarem as “cozinhas” um do outro, Lula fez dele diretor-geral da Itaipu Binacional. Ocupou o cargo desde o início de 2003 e só o deixou meses depois de Michel Temer ter assumido a presidência após o impeachment de Dilma Roussef. Foi o mais longevo diretor da maior hidrelétrica do mundo.

Engenheiro agrônomo, foi assessor Roberto Requião quando prefeito de Curitiba (1986/1988) e de Osmar Dias quando este ocupou a secretaria da Agricultura no governo de Alvaro Dias (1987/1990). Vereador, deputado estadual e deputado federal eleito em 2003 com votação recorde ainda não batida por qualquer outro candidato (300 mil votos), Samek também tentou ser governador do Paraná.

Em 1994, concorreu ao cargo fazendo chapa com Lula em sua segunda disputa à presidência, derrotado por Fernando Henrique Cardoso.

Samek chegou num distante terceiro na corrida pelo Palácio Iguaçu. Obteve apenas 4% dos votos e foi suplantado por Jaime Lerner, que fez 55% dos votos, e Alvaro Dias, com 39%.

Ficou bem atrás também de Lula, seu companheiro de chapa, que conseguiu no primeiro turno 23% dos votos no estado, enquanto FHC passou dos 60%.

O vídeo de Samek na propaganda eleitoral gratuita de 1994 está preservado no acervo do Portal Memória Brasileira, do jornalista José Wille.

1 COMENTÁRIO

  1. Me perdoe, mas enganaram vocês:

    https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Eleições_estaduais_no_Paraná_em_2002

    Em 2002 com farto dinheiro da Fósforos Paraná fez Samek apenas 114.659 votos para deputado federal.
    Ficou atrás de Dr. Rosinha do PT com 124.117 votos.
    O mais votado do Paraná naquela eleição foi Affonso Camargo com 141.870 votos.

    Samek RENUNCIOU para assumir o cargo e fez um condomínio na Itaipu com Ratinho, PPS de Rubens Bueno, o casal Paulo Bernardo e Gleisi Hoffman, Roberto Requião com seu irmão Mauricio como Conselheiro de Administração e o diretor jurídico Bonifacio Cabral, e mais uma renca de petistas desempregados como Petro Tonelli, Miguelzinho do PT Isloar Savio, e Luiz Suzuki, além de Gilmar Secco, Gilmar Piola, e ainda outros cargos como Alceu Colares do pdt gaucho.
    Arrumou cargos para Rosangela Janja Oliveira, amiga de Lula na direção de Itaipu.
    Ficou um tempinho com Roberto Bertoldo do PMDB.
    E comprar a chacara de pesca Estrela Vermelha no Pantanal para Lula pescar, ir nas festas do Lula na chácara de Atibaia, levando licor espanhol 43 e uisques paraguaios La Petisquera e Havanos.

    É candidato das capas da revista Veja – edição nº 1946, de 08 de março de 2006.

    https://veja.abril.com.br/mundo/por-chavez-dilma-tentou-comprar-congresso-do-paraguai/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui