O vice-presidente Hamilton Mourão e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, publicaram nas redes sociais um vídeo com imagens da Mata Atlântica para defender que não há queimadas na Amazônia. A peça mostra a imagem de um mico-leão-dourado, animal que habita a Mata Atlântica e não pode ser encontrado na Floresta Amazônica.
O vídeo, de um minuto e 38 segundos e que conta com narração em inglês e legendas em português, foi produzido pela Associação de Criadores do Pará (AcriPará), que reúne pecuaristas do Estado nortista.
“Recebi este vídeo, ‘Amazônia não está queimando’”, escreveu o ministro Salles ao postar a peça. O vídeo exibe diferentes imagens da floresta, de animais e de populações indígenas. “Você está sentindo cheiro de fumaça? Claro que não!”, afirma a narradora
Segundo a campanha da AcriPará, as queimadas são utilizadas “em sua maioria” por comunidades tradicionais indígenas e pequenos produtores. “Portanto, são culturais e de pequenas proporções”, diz.
Nesta quinta-feira (10), perguntado por jornalistas sobre o vídeo, o vice-presidente Hamilton Mourão respondeu que “aquilo é uma integração Amazônia-Mata Atlântica”. Já o presidente da AcriPará admitiu que o uso do mico-leão-dourado no vídeo foi uma “gafe”.