O pedido que o Gaeco fez à Justiça para decretação de nova prisão preventiva de Beto Richa, Ezequias Moreira e Jorge Atherino foi baseada no seguinte:
[…] possibilidade de que, em liberdade, os representados possam asseverar na ocultação de valores, sob esta ótica a medida é cabível como forma de assegurar a aplicação da lei penal, já que um dos escopos desta é justamente possibilitar o ressarcimento ao dano causado, o que resta inviável, ou ao menos pouco provável, com o aprimoramento das sistemáticas de lavagem.
Os promotores do Gaeco fazem uma listagem de todas as investigações e ações de que os três são réus, sempre com objetivo de “enriquecimento ilícito”. Valores depositados em contas bancárias e patrimônio pessoal que amealharam podem ser ocultados caso eles permaneçam em liberdade.
O juiz Fernando Fischer, da 9.ª Vara Criminal, acatou o argumento e decretou as prisões e as buscas e apreensões.
A pecha de bom moço e a máscara caíram,não engana à todos o tempo todo e sim por algum tempo,e as amizades acabam um dia e deu no que estamos presenciando,penso que o Beto Tico Tico, no mínimo está empatado com o Sergio Cabral,nesta competição entre eles de quem rouba mais o povo que os elegeu,ricos com muito dinheiro,mais zero de dignidade,decência e moral.
Mais de 20 mil crianças foram penalizadas por ato sórdido e irresponsável. Como o STF insiste em dar guarida, manter livre e protegido, permitindo apagar vestígios dos inúmeros crimes trazido a baila cotidianamente pela imprensa. Impossível existir outro mal maior que este, ainda bem que foi descoberto. Quantos outros podem ser revelados? O tempo dirá.