O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) aprovou nessa segunda-feira (11) a criação de dez novos cargos de desembargador, o que vai gerar um impacto anual aos cofres públicos da ordem de R$ 12 milhões. Também foi autorizada a criação de 79 novos cargos comissionados para gabinetes.
De acordo com o tribunal, os novos cargos de desembargador em segundo grau serão distribuídos em duas novas câmaras, uma cível e uma criminal, responsáveis por analisar os recursos de decisões dos juízes de primeira instância.
O presidente do TJ-PR, desembargador José Laurindo, defendeu a criação dos novos cargos.”Estamos vivenciando modificações estruturais na sociedade, numa sociedade célere, que caminha numa velocidade de comunicações rápidas, novas demandas surgem, e é interessante que o poder judiciário esteja preparado para atender estas demandas”.
Todos os cargos aprovados tinham sido autorizados por lei, em 2013, mas os desembargadores ainda precisavam autorizar a despesa de R$ 12,4 milhões por ano. (Do G1 Paraná).