O Tribunal de Contas do Estado mandou a prefeitura de Curitiba suspender, por tempo indeterminado, a licitação que seria realizada hoje (quinta, 16) para asfaltamento de ruas em Santa Felicidade, Boa Vista, Boqueirão, Portão, Cajuru, Cidade Industrial, Bairro Novo e Tatuquara, no valor total de R$ 7.292.608,64.
O TCE-PR verificou que o projeto básico “não possui um conjunto mínimo de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar as obras objeto da licitação”. Assim, não é possível aferir os serviços que estão sendo contratados com aqueles listados na planilha orçamentária. Inconsistências foram encontradas nos projetos geométricos, de pavimentação e drenagem.
Na verdade, o TCE faz um bem ao prefeito Rafael Greca, pois evita que se repitam problemas que ele mesmo denunciou em 2012, quando demonstrou que o asfalto feito pelo então prefeito Luciano Ducci (na época candidato à reeleição) se desmanchava e mais se parecia com um “glacê” (foto). Depois, na eleição seguinte, Rafael “esqueceu” as críticas que fez e recebeu com alegria o apoio de Ducci.
“Como o Projeto Básico não apresenta nível de detalhamento suficiente, algumas quantidades de serviços não são passíveis de apuração ou divergem das previstas nos elementos técnicos apresentados”, escrevem os analistas do TCE-PR.
O TCE pede esclarecimentos ou correção das inconformidades identificadas no Edital de Concorrência Pública nº 005/2017. O objetivo é apurar responsabilidades e possíveis danos ao erário, o que poderá resultar na aplicação de sanções previstas em lei, como multas e devolução de valores.
Pois então…mas quem é o bonito da prefeitura que detalha a licitação? Não aprendeu a fazer o serviço ainda? E a prefeitura não tem uma secretária de orçamento? Uma pessoa que verifique o conteúdo e o possível contrato antes de mandar pra frente? É muito amadorisno né? Ou é de propósito? E será que o TCE está interessado no que? Em arrumar espaço para a empresa do sobrinho do contador? Ou pq quer mesmo proteger o erário de vossa excelência, o povo?
É a mesma turma que na reeeleição do ex prefeito Ducci, licitou recapes que devido ao tempo ficaram mais fininhos.
A turma é insistente.