Sindicato dos Escritores vai implantar Biblioteca Livre na Vila das Torres

A Comunidade da Vila Torres, no bairro Vila Capanema, em Curitiba, vai receber, no início de 2026, a primeira Biblioteca Livre instalada em uma comunidade de Curitiba. O projeto é resultado de uma parceria entre o Clube de Mães e Pais da Vila das Torres, a ONG Viagem do Livro e o Sindicato de Escritores do Brasil (Sinebras).

O acordo foi firmado na última segunda-feira (22) entre a presidente do Clube de Mães e Pais da Vila das Torres, Irenilda Arruda, o presidente da ONG Viagem do Livro, Marcelo Gonzaga, e o presidente do Sinebras, Jorge Bernardi.

A Biblioteca Livre funcionará 24 horas por dia, durante todos os dias do ano, e será instalada em frente à sede do Clube de Mães da Vila das Torres, na Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres), uma das vias mais movimentadas da capital. O espaço disponibilizará mais de 1.500 livros, gratuitamente, sem necessidade de cadastro ou prazo para devolução. No local também haverá um ponto permanente de recebimento de doações de livros.

De acordo com Marcelo Gonzaga, que também é o diretor de Bibliotecas do Sinebras, a proposta é ampliar o acesso à leitura. “A biblioteca vai atender a comunidade da Vila das Torres e os moradores de Curitiba, já que estará localizada em uma avenida de grande circulação”, afirma.

Para Irenilda Arruda, a iniciativa representa um avanço cultural e social. “Essa parceria vai levar cultura para a comunidade e criar um ponto de integração entre a Vila das Torres e a cidade de Curitiba, pois a biblioteca estará aberta a todos”, destaca.

Segundo o presidente do Sinebras, Jorge Bernardi, esta será a segunda Biblioteca Livre implantada com o apoio da ONG Viagem do Livro. “Nosso objetivo é espalhar bibliotecas livres por todo o Brasil. Estamos começando em Curitiba, mas já existem pedidos em outras cidades do Paraná e de outros estados”, ressalta.

Bernardi lembra que a primeira Biblioteca Livre apoiada pelo Sinebras foi instalada há pouco mais de um mês no Centro Cultural Popular, no bairro Cajuru, no Bar do Messias. Além disso, a ONG Viagem do Livro já implantou outras bibliotecas livres em Curitiba, na Rua Marechal Floriano, e em Piraquara, em um terminal de ônibus, com apoio do prefeito Marquinhos Tesserolli.

Fundado em 25 de julho deste ano, em Curitiba, o Sindicato de Escritores do Brasil já conta com associados em mais de 20 estados e está presente em 50 cidades. Dados recentes indicam que o Brasil perdeu mais de 6,9 milhões de leitores nos últimos cinco anos. “Queremos mobilizar os mais de 500 mil escritores brasileiros para ajudar a reverter esse cenário e ampliar o acesso ao conhecimento por meio da literatura”, conclui Jorge Bernardi. (Na foto:Jorge Bernardi (boné), Marcelo Gonzaga (muletas) Irenilda Arruda e Izidio Arruda).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui