Em sabatina promovida pelo Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (SEHA), a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e o Curitiba e Região Convention & Visitors Bureau (CCVB) nesta quinta-feira (19), o candidato à prefeitura de Curitiba, Ney Leprevost (União) se comprometeu a criar, em sua gestão, o Fundo Municipal do Turismo, para ampliar as potencialidades do setor, que é um dos que mais emprega. A ideia, explicou Ney, é que a receita dos impostos recolhidos pelo setor seja reinvestida em projetos e iniciativas para dinamizar esse mercado, tornando Curitiba um destino turístico mais atrativo.
“Os tributos arrecadados pelos hotéis, empresas de eventos e agências de viagens serão direcionados a esse fundo, que vai permitir à prefeitura aumentar os investimentos na área”, disse Ney, que em 1999, foi convidado pelo então governador Jaime Lerner para assumir a Secretaria de Estado do Esporte e Turismo com apenas 25 anos, sendo o mais jovem a ocupar um cargo dessa natureza no País, além de já ter presidido a Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná. “Há muito tempo defendemos o turismo e a cultura como grande fonte de empregos e renda, mas a atual gestão da prefeitura investe pouco nestes segmentos que são promissores,” observou Ney.
-Potencial
De acordo com um levantamento anual da Omnibees, plataforma de tecnologia usada para reservas em mais de 7 mil hotéis, Curitiba foi o terceiro destino mais frequente do País em viagens corporativas em 2023. Os números levam em conta a quantidade de pernoites registradas pela empresa ao longo de todo o ano, com um volume total de 24 milhões de reservas ao ano. Nas viagens corporativas, Curitiba ficou atrás apenas de São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) como a cidade com maior número de pernoites do País. Em relação a 2022, a Capital paranaense subiu uma posição no ranking, com um aumento de 13% no volume total de diárias ao longo do ano.
Festivais
Uma das propostas do programa de gestão de Ney é retomar a Corrente Cultural de Curitiba, extinta pela atual gestão. “Na Corrente Cultural, palcos serão montados em toda a cidade e na região central, para que artistas locais se apresentem ao lado de grandes nomes nacionais. Isso vai dinamizar não só a rede hoteleira, como todo o comércio local, e ainda oferecer lazer e cultura gratuitamente aos curitibanos”, apontou o candidato.
Outra ideia de Ney é aproveitar o clima frio de Curitiba para fazer da cidade a Capital Nacional do Inverno. “Vamos promover grandes festivais, que vão ocupar toda a cidade, como acontece em Gramado e Campos do Jordão. Temos grandes artistas em Curitiba. Só falta a eles visibilidade para se projetarem nacionalmente. Todos vão ganhar com isso, não só os artistas, que terão espaço, ou o público, que terá acesso aos valores da nossa terra, mas também e principalmente o comércio, restaurantes, bares e hotéis, que terão uma nova data festiva no calendário turístico da cidade para desenvolverem e ampliarem seus negócios, gerando mais empregos e renda”, destacou.