O senador Major Olimpio, do PSL de São Paulo, morreu vítima da Covid. Eleito com 9 milhões de votos, Olimpio tinha 58 anos e lutava contra a doença internado na UTI do Hospital São Camilo, em São Paulo, desde o início deste mês. Ele estava intubado. Seu estado de saúde vinha se deteriorando havia alguns dias. A família pedia respeito e tentava segurar as informações, mas senadores mais próximos já sabiam que Olimpio respirava por aparelhos.
A notícia foi confirmada no Twitter oficial do senador na tarde desta quinta-feira (18).
“Com muita dor no coração, comunicamos a morte cerebral do grande pai, irmão e amigo, senador Major Olimpio. Por lei, a família terá que aguardar 12 horas para confirmação do óbito e está verificando quais órgãos serão doados. Obrigado por tudo que fez por nós, pelo nosso Brasil.”
O senador havia testado positivo em 2 de março. No dia seguinte, discursou, do leito do hospital, contra a PEC Emergencial, que era votada em primeiro turno. Foi a sua última participação como parlamentar. A cena foi transmitida pela TV Senado.,
Naquele dia, Olimpio escreveu nas redes sociais:
“Gostaria de agradecer todos vocês pelas mensagens de carinho e orações pela minha recuperação. Segundo o médico, meu quadro está evoluindo bem apesar da gravidade e tenho fé que em breve estou de volta ao combate!”
Olimpio pegou Covid na mesma semana em que Lasier Martins (Podemos) e Alessandro Vieira (Cidadania) também foram diagnosticados com a doença — os dois se recuperam bem.
Funcionários do gabinete de Olimpio também estão com Covid: um deles, o assessor de imprensa Diego Freire, de 34 anos, está internado em estado grave em Brasília.
Olimpio é o terceiro senador a morrer da doença: Arolde de Oliveira (PSD), em outubro do ano passado e José Maranhão (MDB), em fevereiro deste ano, também foram vítimas da Covid. (De O Antagonista).