Romanelli defende oficiais e cobra explicações do comando da PM

O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB) cobrou explicações do comando da Polícia Militar sobre o afastamento dos oficiais responsáveis pelo 18º Batalhão da PM, sediado em Cornélio Procópio. Em manifestação na sessão da Assembleia Legislativa do Paraná n(Alep) nesta segunda-feira (21), ele considerou uma injustiça a substituição formalizada na semana passada.

O major Jeferson Agenor Busnello, até então comandante do 18º. Batalhão da PM, e o major Helder Dantas Junior, subcomandante da unidade, foram transferidos para Londrina. “São dois oficiais de conduta exemplar e muito respeitados”, disse Romanelli. A troca ocorreu um dia após a visita do governador Ratinho Junior (PSD) a Cornélio Procópio, onde ocorreu um protesto de PMs da reserva.

Romanelli considera que houve uma falha grave na segurança do governador, que é responsabilidade da Casa Militar, mas o fato precisa ser esclarecido por meio de um inquérito administrativo. “Punir os oficiais não me parece correto. É uma injustiça que precisa ser reparada”, afirmou Romanelli. Segundo ele, toda a região está reivindicando a recondução dos oficiais Busnello e Dantas aos postos no 18º Batalhão.

Responsabilidade — Na avaliação de Romanelli, o afastamento dos oficiais não pode ser atribuído ao governador Ratinho Junior ou ao secretário da Segurança Pública, Rômulo Marinho Soares. Ele relatou um diálogo que teve com o comandante-geral da PM, coronel Hudson Teixeira, que assumiu integralmente a responsabilidade pela transferência de Busnello e Dantas da unidade de Cornélio Procópio.

O deputado disse ainda que Ratinho Junior esteve na cidade a seu convite, para confirmar investimentos importantes para a região, e que a assessoria de segurança do governador sabia que haveria manifestações. “Houve tempo necessário e suficiente para que o planejamento fosse realizado. A Casa Militar precisa revisar os seus procedimentos”, sugeriu Romanelli.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui