O chefe da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol, ficou indignado com a decisão da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro de soltar os três deputados presos por ordem da Justiça, acusados de corrupção. Dentre eles, o presidente da Casa, Jorge Picciani. Logo depois do desfecho, Deltan publicou a seguinte nota:
Não desista do Brasil. Hoje os políticos mostraram do que são capazes. Não me refiro às provas consistentes da prática de corrupção por líderes políticos do Rio de Janeiro. Eu me refiro à conduta dos demais. Os deputados da Assembleia do Rio deveriam ser os primeiros a endossar a atuação da Justiça e apurar a responsabilidade de seus líderes, mas o comportamento foi o oposto. Isso tem que indignar Você. Nós não podemos nos anestesiar, mas sim dar vazão à nossa indignação, de modo pacífico e democrático, por meio da participação popular. Se Você não se envolver, eles ocuparão o seu espaço. Se hoje os políticos mostraram do que são capazes, em 2018 a sociedade brasileira precisa mostrar do que é capaz, nas urnas, agindo de modo organizado para eleger apenas políticos com ficha limpa, que expressem compromisso com a democracia e que apoiem propostas anticorrupção, com palavras, votos e atitudes. Há entidades respeitadas da sociedade civil trabalhando nesse sentido. Não esqueça do que aconteceu hoje e se una a elas em 2018, o ano que representa a grande chance brasileira contra a corrupção.
O que aconteceu no Rio de Janeiro hoje é uma amostra do que pode acontecer em Brasília e com a #LavaJato se em 2018 não virarmos o jogo contra a corrupção. Quando a punição bater na porta dos grandes líderes corruptos, eles perderão a vergonha de salvar a própria pele. A única solução é por meio da democracia e de uma política mais íntegra, e isso depende de Você.
Perguntar não ofende: é só no legislativo que existe corrupção? No judiciário não tem? Pelo menos os cargos políticos não são vitalícios, deputados e senadores têm perdido mandatos e alguns foram presos. Outros simplesmente não conseguem se reeleger quando o povo percebe que são picaretas. Mas e quanto aos juízes que não honram a toga que vestem. O que tem acontecido com eles? O que temos visto são raros casos de juízes que são “punidos” com a exoneração e aposentadoria forçada com salário integral. Que cada um cuide do seu quintal, ou do próprio rabo, como preferir.
Mas o que o sofista mor vem mais uma vez dar pitaco onde não é chamado? Devia isso sim trabalhar mais no que lhe concerne ou seja tentar prender o Lula que ate agora , esta ganhando dele de 10 a Zero. O deltan , minha casa minha vida, não ganhou uma ate agora. Perdeu ate o power point de tanta vergonha que tem passado.
Devia ele se ocupar mais com aquilo que esta debaixo dos olhos dele, A op quadro negro por exemplo e como seus conterrâneieos e colegas fazem o impossivel para aliviar o psdb, assim como ele mesmo.
Mais um papudo e sem noção. Faz de conta que o caos que o Brasil vive hoje não é reflexo do seu desleixo funcional ao deixar os verdadeiros bandidos ocuparem na mão grande o poder.
Relação custo beneficio do salario que pagamos a ele beira o negativo…