O governador Ratinho Junior indicou nesta segunda-feira (9) a advogada Priscilla Placha Sá para o cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). Ela vai ocupar a vaga aberta desde o falecimento do desembargador Cláudio de Andrade, em fevereiro deste ano.
O governador destacou que Priscilla Placha Sá é uma voz ativa na sociedade paranaense, tem notório saber jurídico e capacidade para desempenhar com altivez a missão como desembargadora.
A advogada integrava em último lugar a lista tríplice aprovada pelo Tribunal de Justiça a partir da sêxtupla definida em eleição da OAB/PR. Nesta eleição e no Pleno do TJ, mais votados que Priscila foram os advogados Alexandre Hellender de Quadros e Sandro Marcelo Kozikoski.
“As mulheres têm conquistado espaços relevantes de decisão a partir de competências e experiências adquiridas ao longo dos anos. Priscilla é uma referência na OAB-PR, no mundo acadêmico e em todo o Estado”, afirmou o governador Ratinho Junior.
O quinto constitucional, previsto no artigo 94 da Constituição, é um dispositivo jurídico que determina que um quinto das vagas dos Tribunais deve ser preenchido por advogados e membros do Ministério Público, e não por juízes de carreira. O intuito é de aperfeiçoar a Justiça a partir do olhar de novos atores.
Priscilla Placha Sá é formada em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (1999). É especialista em Direito Processual Penal pela PUCPR (2002), Mestra em Direito Econômico e Social pela PUCPR (2005) e Doutora em Direito do Estado pela UFPR (2013).
A advogada também atua como professora-adjunta da PUC-PR e da UFPR, tanto da graduação quanto da pós-graduação, e já lecionou Direito Penal na Faculdade de Direito de Curitiba e na Universidade Positivo.