O presidente Jair Bolsonaro (PSL) faz nesta sexta-feira (24) a sua primeira visita oficial ao Nordeste, passando por Recife e Petrolina, e deve ser recebido com protestos nas duas cidades.
Em Recife, está marcado um protesto organizado por estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em frente ao Instituto Ricardo Brennand, onde o presidente vai estar em reunião com governadores nordestinos, de Minas Gerais e do Espírito Santo. A manifestação contará com carro de som, leitura de carta aberta ao presidente e a queima de um caixão.
Em Petrolina, foi retirado da pauta um projeto que concederia ao presidente o título de cidadão petrolinense. Isso ocorreu após manifestantes ocuparem o plenário da Câmara Municipal com cartazes “petrolinense não”. Está previsto que garimpeiros das cidades de Salgueiro e Serrita protestem pela liberação de novas áreas de garimpo.
Aliados do presidente também se organizam para recebê-lo nos aeroportos, e é esperado que o presidente seja “blindado” dos protestos. Bolsonaro disse, em janeiro, não ser o presidente dos governadores do nordeste. “O presidente deles está em Curitiba”, afirmou.