Nesta quarta-feira (10), a Prefeitura de Curitiba está pagando a aposentados e a servidores da ativa R$ 107 milhões em licenças-prêmio.
O valor será destinado a 1.909 servidores da ativa e a 1.546 aposentados, dos quais 621 deram o aceite neste ano, para garantir o pagamento. Aqueles que deram aceite em 2021 e 2022 também recebem na mesma data. Os que teriam duas parcelas – uma em 2023 e outra em 2024 – têm garantido o pagamento integral do valor devido.
Aos aposentados, o pagamento das licenças representa o fim de uma espera que vem se reduzindo ano a ano na gestão do prefeito Rafael Greca.
Desde 2020, com as finanças do Município sob controle, a Prefeitura de Curitiba paga anualmente aos aposentados que fizeram a solicitação. Naquele ano, havia pagamentos em atraso aos aposentados desde 2013.
Com o pagamento de 2023, as licenças-prêmio estarão quitadas aos aposentados que deram o aceite e que haviam feito o pedido até dezembro de 2022.
Além dos aposentados, uma das novidades tem sido o pagamento aos servidores da ativa. Aqueles que teriam direito a fruir o período de licença especial de três meses de afastamento remunerado recebem o valor correspondente a estes meses, sem que se ausentem do trabalho.
A licença-prêmio é assegurada aos que ingressaram no quadro até dezembro de 2018. O benefício é concedido a cada cinco anos de trabalho, desde que o servidor cumpra os requisitos exigidos. Desde 2019 os novos servidores não têm direito à fruição ou ao pagamento. (SMCS).