Prefeitas do Paraná têm primeiro encontro

Para fortalecer, integrar e aumentar ainda mais a representatividade das mulheres, a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) realiza nestas terça (24) e quarta-feira (25), em Curitiba, o Primeiro Encontro de Prefeitas do Paraná, reunindo as dirigentges municipais do Estado em torno de temas relevantes no contexto da gestão pública e da participação mais ativa das mulheres unidas na política.

A ideia é somar forças a este forte movimento que vem incentivando uma participação mais efetiva das mulheres na política, seja por iniciativa dos governos, partidos políticos, associações e movimentos independentes. Para debater temas relevantes para as prefeitas, valorizando a participação das mulheres na política e nas gestões municipais, mesmo em meio à pandemia da Covid-19, foram convidadas a fundadora do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM); Tania Ziulkoski e a primeira-dama do Estado do Paraná, Luciana Saito Massa, ambas confirmadas. Ainda está prevista a presença da  ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves. As autoridades serão recebidas pela presidente do Conselho da Mulher da AMP e prefeita de Pérola, Valdete Carlos Oliveira Gonçalves da Cunha.

“Queremos ter uma presença feminina maior nas disputas eleitorais, não apenas para prefeitas, mas também para outros cargos do executivo e do legislativo – vereadoras, deputadas estaduais, deputadas federais, senadoras, governadores e presidenta da república”, destaca o presidente da AMP, Júnior Weiller, daí a importância da realização de encontros como estes. “É essencial que as mulheres tenham igualdade de condições com os homens nas disputas. Além disso, é fundamental que tenham grande participação nos partidos, nas gestões dos municípios, estados e governo federal e também nos legislativos, em todos os níveis”.

Integrar e Avançar

O 1º Encontro das Prefeitas do Paraná tem o objetivo de valorizar as mulheres prefeitas e, também, das suas gestões à frente dos municípios, o que vem sendo feito por elas com muita competência. “A finalidade é integrar e fortalecer as prefeitas, criando um ambiente para a interação entre elas, e propiciar a troca de experiências e o aprendizado com as palestrantes que participarão do encontro”.

A fundadora do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), Tania Ziulkoski comenta que apesar de ter crescido o número de mulheres eleitas em 2020, o processo ainda é lento no Brasil. “Nossos países vizinhos já conquistaram avanços como a paridade de gênero na política, enquanto nós somos a lanterninha quando o assunto é participação política feminina”. Ela acrescenta que atualmente as prefeitas ocupam 12,5% dos assentos no executivo municipal e as vereadoras 15,99% do legislativo, ambos os maiores percentuais de mulheres nesses cargos na história do país.

O 1º Encontro das Prefeitas do Paraná conta com realização da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e com patrocínio do Sicoob Central Unicoob (Sicoob/Unicoob), Copel e BRDE. (Da AMP e portal Bem Paraná).

Quem são as prefeitas e o municípios paranaenses comandados por elas

Ione Elizabeth Alves Abib (Andira)

Suzie Aparecida Pucillo Zanatta (Astorga)

Elisangela Pedroso de Oliveira Nunes (Carambei)

Rafaela Martins Losi (Clevelândia)

Maria Helena Bertoco Rodrigues (Cruzeiro do Oeste)

Cleonice Aparecida Kufener Schuck (Fernandes Pinheiro)

Edna Contin (Floraí)

Mari Terezinha da Silva (Goioxim)

Lilian Ramos Narloch (Guaraqueçaba)

Viviane Comiran (Ibema)

Dayane Sovinski (Imbaú)

Elza Haase Rodrigues (Iracema do Oeste)

Cleide Inês Griebeler Prates (Itaipulândia)

Mônica Cristina Zambon Holzmann (Itambaracá)

Alcione Lemos (Jaguariaíva)

Adriana Cristina Polizer (Japurá)

Lucimar de Souza Morais Assunção (Jardim Olinda)

Leila Miotto Amadei (Juranda)

Ivonéia de Andrade Aparecido Furtado (Mandaguari)

Ilena de Fátima Pegoraro Oliveira (Manfrinópolis)

Valdete Carlos Oliveira Gonçalves da Cunha (Pérola)

Marli Paulino (Pinhais)

Elizabeth Silveira Schmidt (Ponta Grossa)

Marisa de Fátima Ilkiu de Souza (Porto Vitória)

Maria Edna de Andrade (Prado Ferreira)

Bruna de Oliveira Casanova (Primeiro de Maio)

Adelita Parmezan de Moraes (Quatigua)

Karime Fayad (Rio Brando do Sul)

Karla Francieli Galende (Santa Terezinha de Itaipu)

Carla Suzi Emerenciano (São João do Ivaí)

Leila Aparecida da Rocha (São Jorge D’Oeste)

Margarida Maria Singer (São José dos Pinhais)

Fernanda Sardanha (São Mateus do Sul)

Maria Regina Della Rosa Magri (São Pedro do Ivaí)

Neila de Fátima Luizão Fernandes (São Pedro do Paraná)

Exilaine Gaspar (São Sebastião da Amoreira)

Ana Ruth Secco (Sertanópolis)

Luzia Harue Suzukawa (Tamarana)

Geny Violatto (Santo Inácio)

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui