Há soluções mais baratas para iluminar as cidades. Manter este serviço diretamente não mão das prefeituras custa mais caro para os cofres municipais e para o bolso dos contribuintes. A melhor solução é transferir a responsabilidade para empresas sob a forma de PPP (Parceria Público Privada). Os municípios não gastariam nada e os moradores pagariam taxas menores.
Quem defendeu esta ideia no Fórum Ilumina Brasil, realizado em São Paulo numa promoção conjunta do Banco Mundial, Itaipu e o escritório VG&P, de Curitiba, foi o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho. Falou na condição de vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), na área de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs).
No Fórum, Silvestri relatou sua própria experiência: Guarapuava é o primeiro município brasileiro que testa uma PPP da iluminação pública. Parte da cidade já tem ruas e praças com iluminação mais eficiente e mais barata, sem custo para a prefeitura.
Nesta quarta-feira (30), o prefeito Cesar Silvestri Filho, participou, em São Paulo, do evento “PPP Fórum Ilumina Brasil”. Na ocasião, Cesar Filho abriu os trabalhos do fórum palestrando e debatendo ao lado do Especialista em Energia do IFC – Banco Mundial, Luiz Maurer, sobre o tema: “Porque este é o momento da transformação da Iluminação Pública no Brasil”, que tratou sobre PPPs (Parceria Público-Privada). O evento que reuniu dezenas de autoridades, representantes de empresas e corporações, além de dezenas de prefeitos e secretários de diversas regiões do país, contou com rodadas de palestras e debates sobre a temática: Iluminação Pública.
“Falar de iluminação pública, é falar da mais imediata e eficiente contribuição que o gestor municipal pode dar a segurança pública de uma cidade. Precisamos difundir o tema PPPs, incentivando as concessões também nos pequenos municípios do país. Hoje, o meu papel como vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), na área temática de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs), é incentivar e estimular esses prefeitos e municípios a perceberem a importância de modernizar o Parque de Iluminação Pública. Uma Parceria Público-Privada na Iluminação Pública, além de modernizar o sistema, diminui o consumo de energia, criando um ambiente propício para outros tipos de inovações da gestão municipal, dentro de uma equação financeira redonda; fazer tudo isso sem comprometer as receitas do município”, ressaltou o prefeito Cesar Silvestri Filho.