Políticos, uma grande família

Da Revista Congresso em Foco:

A política corre pelas veias da deputada Iracema Portela (PP-PI). Filha do ex-governador Lucídio Portela e da ex-deputada federal Myriam Portela, é casada com o senador Ciro Nogueira (PP-PI), filho de um ex-deputado com o mesmo nome. Seus tios Petrônio Portela e Eloi Portela Nunes foram senadores. Petrônio presidiu o Senado e empresta um nome a uma das alas da Casa. Outro tio dela, Flávio Portela Marcílio, foi vice-governador e deputado federal pelo Ceará. Antes de se relacionar com Ciro, a deputada foi casada com o ex-governador do Piauí Guilherme Mello.

A frondosa árvore genealógica política de Iracema faz parte de uma floresta que sombreia a Câmara: ao menos 319 deputados têm ou tiveram parentes com mandatos eletivos. Isto é, um em cada seis. Embora se espalhe por todos os estados e regiões, é no Nordeste e no Norte que essa prática tem raízes mais profundas. Dos 151 deputados nordestinos, ao menos 126 (83% deles) são de famílias de políticos. Isso também ocorre com 43 dos 65 deputados (66%) do Norte.

As representações do Rio Grande do Norte e do Tocantins na Câmara são formadas integralmente por parlamentares com familiares políticos. No Piauí, de Iracema Portela e Ciro Nogueira, na Paraíba, no Amapá e no Amazonas, apenas um deputado foge desse perfil.

Os dados são de levantamento exclusivo da Revista Congresso em Foco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui