A Polícia Federal (PF) está nas ruas na manhã desta quinta-feira (30) para cumprir 22 mandados de busca e apreensão nas cidades de Curitiba, Piraquara, Guaratuba, Balneário Camboriú (SC) e São Paulo (SP). Trata-se Operação Epagoge, que faz parte de uma investigação destinada a desarticular uma organização suspeita de fraudar licitações, principalmente para a compra de produtos eletrônicos.
A suspeita da polícia é de que empresas de um mesmo grupo tenham atuado em conjunto para prejudicar a concorrência das licitações. A investigação, que teve início em 2015, identificou que pessoas jurídicas fictícias pertencentes aos mesmos proprietários e atuando no mesmo endereço candidatavam-se simultaneamente às licitações para garantir que uma delas ganhasse o certame. A prática também permitia a manipulação de preços. O nome das empresas não foi divulgado.
A Polícia Federal informou que, de acordo com dados da Controladoria Geral da União, em 2010 e 2019, as empresas investigadas firmaram contratos com o poder público que ultrapassaram R$ 60 milhões. O nome da operação vem da palavra grega “epagoge”, que significa indução. (Com informações da Gazeta do Povo).