A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove nesta terça-feira (7), às 19h30, uma sessão solene para homenagear o ex-governador do Paraná, Orlando Pessuti. Ele receberá o título de Cidadão Honorário, honraria destinada a pessoas não nascidas na capital do Estado.
A honraria foi aprovada pelo Legislativo há quase 20 anos, em 2004, por iniciativa do ex-vereador Paulo Salamuni – lei municipal 11.017/2004. Já a solenidade é uma iniciativa do mandato de Mauro Bobato (Pode) – conforme requerimento aprovado pelo plenário em 15 de fevereiro (061.00007.2023). Nascido em 1953 em Califórnia, no norte paranaense, Orlando Pessuti é graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Pessuti tem uma longa trajetória política. Ele foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1982, sendo reeleito para outros quatro mandatos consecutivos. Entre 2003 e 2010, foi vice-governador do Estado, na gestão Roberto Requião; assumindo o governo em abril de 2010, quando o então governador renunciou ao cargo para disputar uma vaga no Senado.
Pai do vereador Bruno Pessuti (Pode), o homenageado ainda atuou como secretário de Estado de Agricultura, cargo que ocupou entre 2003 e 2006, paralelamente à vice-governadoria do PR. Ele também foi diretor-presidente do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e atualmente é presidente licenciado da filial paranaense da Fundação Ulysses Guimarães.
A Cidadania Honorária de Curitiba é a maior distinção que uma pessoa que não nasceu na capital do Paraná pode ganhar da Câmara Municipal. A honraria foi criada para agraciar personalidades com reputação ilibada e de conduta pessoal e profissional irrepreensíveis que tenham contribuído para o desenvolvimento do Município de Curitiba na prática de fatos concretos em benefício da comunidade. Atualmente, o título é regulamento pela lei complementar municipal 109/2018.