Sondagem de opinião pública da Paraná Pesquisas publicada nesta segunda-feira (16) pelo jornal Gazeta do Povo mostra que o atual prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), aparece em primeiro para as eleições de 2020. Na pesquisa estimulada, Greca aparece com 26,9% das intenções de voto.
Três nomes estão empatados em segundo lugar: o deputado federal licenciado e atual secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost (PSD); o deputado federal e ex-prefeito de Curitiba Gustavo Fruet (PDT); e o deputado estadual Delegado Francischini (PSL). Ney aparece com 11,5% das intenções de voto, colado com Fruet (11,4%). Francischini aparece com 11,2%. Foram feitas entrevistas pessoais com 1.352 eleitores de Curitiba, durante os dias 11 a 13 de dezembro de 2019. O grau de confiança é de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,5% para os resultados gerais.
Outros sete nomes foram incluídos na pesquisa. Logo atrás do Delegado Francischini, surge o deputado federal e ex-prefeito de Curitiba Luciano Ducci (PSB), com 7,1% das intenções de voto. Em seguida, está a deputada federal Christiane Yared (PL), com 4,7%; o atual presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Curitiba, o ex-deputado federal Angelo Vanhoni, com 4,1%; o deputado federal e ex-prefeito de Pinhais Luizão Goulart (Republicanos), com 3,5%; o ex-deputado federal João Arruda (MDB), com 3,0%; a deputada estadual Maria Vitória (PP), com 2,1%; e o representante do Partido Novo, o médico João Guilherme, com 1,2%.
Ainda na pesquisa estimulada, 8,7% não escolheram ninguém – “nenhum nome” – e 4,7% responderam que “não sabe”.
Na pesquisa espontânea, quando são os próprios entrevistados que citam os nomes dos seus candidatos, Rafael Greca também fica com o primeiro lugar, com 11,4%, mas o número de pessoas que “não sabe” é alto. Entre os entrevistados, 73,7% responderam que “não sabe” em quem votará na disputa do ano que vem. Além disso, 7,2% disseram que não votarão em “ninguém”.
Além de Greca, também foram citados Gustavo Fruet (2,1%), Ney Leprevost (1,8%), Delegado Francischini (1,3%), Luciano Ducci (0,6%) e Angelo Vanhoni (0,5%). Outros nomes citados correspondem juntos a uma fatia de 1,4%.
O grau de escolaridade chama a atenção entre os eleitores que na pesquisa estimulada optaram por Rafael Greca: a maior fatia (31,3%) tem ensino superior, ante 25,6% de eleitores com ensino médio e 22,4% com ensino fundamental.
Metodologia: Curitiba: 1.352 entrevistados pelo Paraná Pesquisas. Entre os dias 11 a 13 de dezembro de 2019. Confiança: 95%. Margem de erro: 2,5%. Fonte: Paraná Pesquisas/Gazeta do do Povo
como alguém ainda pode votar no Fruet para prefeito ?
essas pessoas estavam aonde 2013-2016 ? ? ?
Bom sinal. O eleitor ideologico e politizado como é o curitibano sabe reconhecer alguem com que ele se identifica. E que atende aquele sonho de fazer uma Curitiba mais justa e sem blablabla como fazem os outros Prefeitos de capital
Na proxima administração, se reeleito for, o greca promete uma estrada para o Céu, pra não se perder tempo com enterro, velórios e assemelhados pois as velas acesas poluem este ar tão salubre que é o da politica curitibana e paranaense
Os três que estão em segundo lugar são deputados. Receberam votos para serem representantes de seus eleitores na Câmara ou na ALEP. Vão, simplesmente, limpar a b#nd@ com os votos que receberam.