O biólogo Jorge Augusto Callado é o novo diretor superintendente da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (Fundação PTI). Ele assume no lugar de Ramiro Wahrhaftig, que estava na função desde maio de 2017. Callado é o terceiro diretor superintendente da história do PTI, criado há 14 anos. Antes de Ramiro, Juan Sotuyo ficou à frente da fundação por 13 anos.
Ex-secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Callado ocupava o cargo de assessor técnico da Diretoria Geral Brasileira da Itaipu. Indicado pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Marcos Stamm, o nome dele foi referendado nesta terça-feira (8) pelo Conselho Curador do PTI. Ele cumpre os requisitos para o cargo, como formação e experiência. A previsão é de que o novo diretor seja empossado pelos conselheiros no dia 17 de maio.
A Fundação PTI é a instituição responsável pela gestão e manutenção do Parque Tecnológico Itaipu, onde estão instalados universidades, empresas incubadas e laboratórios de pesquisa e são desenvolvidos projetos e ações, inclusive aqueles voltados ao desenvolvimento socioeconômico da região Oeste do Paraná.
Antes de assumir a nova função, o diretor superintendente do PTI ocupava um papel estratégico na Itaipu, como assessor da Diretoria Geral Brasileira. Jorge Callado atuou como homem de confiança de Stamm desde que o atual diretor-geral ocupava a cadeira de diretor financeiro executivo. Callado era responsável pela interlocução institucional da empresa com organismos internos e instituições de fora, entre elas a Organização das Nações Unidas (ONU). Callado tem como desafio buscar a conexão das questões referentes ao PTI e Itaipu com as ações de desenvolvimento de toda a região, especialmente na área de influência da usina e do próprio PTI, que é uma espécie de “braço” da usina.
Cadê Ramiro Warhfatig?
Muito estranho esse textão republicado em varias paginas. Pior, escrito pelo proprio. Não existe nem mais vergonha na cara para auto bajulação. Imagino o tipinho que não é. Nomeado pelo temer, apadrinhado pelo Pessuti.