(por Ruth Bolognese) – Quem viu supermercados cheios ontem e hoje em Curitiba e fila de gente comprando produtos básicos a rodo, com medo de escassez, descobriu que somos um povo sem qualquer traço de solidariedade: em caso de farinha pouca o meu pirão primeiro.
Também somos bobinhos, ingênuos e absolutamente despreparados para enfrentar qualquer emergência que atinja o confortável (e periclitante, como se viu) modo de vida rotineiro, com tudo nos seus devidos lugares. E aí pode incluir a classe média inteirinha, capaz de passar por cima da mãe, e voltar duas vezes, para defender o tanque do carro cheio e a picanha do churrasco de domingo.
Os japoneses, habituados a terremotos, guerras e vítimas de bombas atômicas, quando chegam muito cedo ao trabalho escolhem os lugares mais distantes no estacionamento de carros. Isso porque, concluem, que quem chega mais tarde precisa estacionar mais próximo da entrada, para cumprir o horário.
É da cultura deles pensar no outro. Aqui, é comum alguém sequer respeitar a vaga de idoso.
E nada como uma greve de caminhoneiros de 4 ou 5 dias para mostrar o lado desprezível da força: ninguém pensa que, se comprar uma quantidade de arroz muito maior do que a costumeira, vai provocar a falta do produto (e o aumento do preço) com rapidez muito maior. E, pior, que a médio ou longo prazo de uma catástrofe, todo mundo será atingindo, sem perdão.
Povinho difícil, o nosso.
Parabéns Ruth. Na mosca!
Essas ponderações são importantes, o povo brasileiro precisa enxergar sua cara no espelho, está sendo refem de um sistema a que ele próprio deu aval com a sua ignorância política, indiferença e não raro seu egoísmo de levar vantagem. Logo adiante teremos eleições e votaremos nos mesmos ? A conferir.
D Ruth com todo o carinho que a Sra me desperta , este ser humano egoista que a Sra esta vendo no mercado é o mesmo que aceitou impavidamente ser enganado pela globo e pelo moro com o papo de “combate à corrupção”. Claro que a corrupção do inimigo. E com isso foi bater panela e usar a camisa de imagine quem… CBF, pra pedir seu Brasil de volta.
Então esta ai o Brasil que pediram. O pobre voltou a ser pobre, quem rouba mais pode mais ainda E todo o Brasil envolvido com o Lula, a maioria querendo que ele dispute a eleição e os egoistas doidos que ele morra.