Em 2010, quando o governador Beto Richa montava sua equipe para comandar o governo, surgiram 4 nomes, apontados como 4 ases para o porto de Paranaguá, um dos cargos mais importantes e cobiçados da nova gestão. Eram eles: Claudio Daudt, Juarez Moraes e Silva, Luiz Antonio Fayet e Luiz Henrique Dividino. O governador Beto Richa, inicialmente nomeou Airton Maron, indicação de Juarez Moraes, então Presidente do TCP. Posteriormente Luiz Henrique Dividino acabou assumindo a APPA até os dias atuais.
Com a saída de Beto Richa para candidatar-se ao Senado, o jogo está aberto novamente. Os candidatos já estão na mesa, já sendo consumada a saída de Dividino nos primeiros meses de 2018. Os 4 ases agora são Juarez Moraes e Silva, André Pioli, Carlos Alberto Frisoli e Antônio Ricardo dos Santos.
Atualmente, Juarez não é mais presidente do TCP; agora como Diretor Comercial voltou a ter interesse em comandar a APPA. Juarez é amigo pessoal da vice-governadora Cida Borghetti desde a época de estudante.
André Pioli, candidato em várias eleições em Paranaguá e apresentador da TVCI, diz ter 40% dos votos na cidade de Paranaguá e quase isso nos demais municípios do litoral e garante que colocará esse “patrimônio” à disposição da família Barros.
Já Frisoli, é conhecido no meio portuário com fama de melhor gestor na área portuária depois de Eduardo Requião. Cacique do PTB no Paraná, garante apoio à campanha de Cida. Está hoje presidindo empresa no Maranhão, onde os acionistas são os grandes operadores portuários de Paranaguá. Garante para Cida Borghetti o apoio de todos os empresários de Paranaguá na campanha à governadora.
Antonio Ricardo dos Santos foi vice-prefeito da gestão Baka e ex-vereador pelo PP, em Paranaguá. Tem ligação estreita e direta com Ricardo Barros – PP, e garante os votos dos sindicatos de Paranaguá.
Alceuzinho Maron, apresentador da TVCI, também é objeto de especulação, mas devido aos problemas de vendas de cargos no Porto, que levaram à demissão do seu primo Airton Maron, ficou para terceiro plano e saiu da lista.
É o jogo de Paranaguá.
E o Ministério Público do Paraná em Paranaguá silente?