Ônibus com etiqueta de prazo de validade

Se aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito, um projeto apresentado pelo vereador Goura (PDT) vai obrigar as empresas do transporte coletivo de Curitiba a afixar em lugares visíveis – para-brisas, inclusive – uma etiqueta com o ano de fabricação de cada ônibus.

A ideia é permitir que a própria população fiscalize o cumprimento do contrato de concessão que determina que nenhum ônibus com mais de 10 anos de uso continue rodando na cidade. Atualmente, há 529 dos dois mil veículos que servem ao transporte com prazo de validade vencido, porque desde 2013, graças a uma liminar judicial, as empresas estavam desobrigadas de fazer a renovação.

Um acordo entre a prefeitura e as concessionárias, celebrado em novembro passado, suspendeu a ação e as empresas se comprometeram a fazer uma reposição gradativa (150 por ano) e total até 2021.

3 COMENTÁRIOS

  1. A ideia é boa, mas tbm não adianta nada comprar ônibus usado/semi-novo (não sei a licitação daqui permite, mas ocorre em algumas cidades, ai eles só fazem rodízio de veículos entre as cidades de acordo com a validade). Tbm não sei se vai ter muito efeito pratico já que segundo os dados da matéria 1/4 dos ônibus está vencido e só vão zerar este numero em 2021 (mas não dizem se vão tirar de circulação ou só adicionar), quando o resto da frotas (3/4) estará com no mínimo 8 anos de uso.
    Como meio de informar a população para exigirem (não surte muito efeito) melhorias é uma boa proposta…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui