O impeachment de Gilmar Mendes

Uma petição virtual pedindo o impeachment o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, já tem quase um milhão de assinaturas em apoio à medida. A justificativa para o impedimento são as diversas decisões polêmicas do magistrado, como a de soltar réus na Operação Lava-Jato.

Até a noite de sexta-feira (25), o abaixo-assinado contabilizava pouco mais 810 mil apoiadores adesões. Faltava cerca de 190 mil  para chegar à meta de um milhão estabelecida para entregar o pedido ao Senado.

Na justificativa para o impeachment estão os inúmeros habeas corpus concedidos por Gilmar a poderosos, que demonstrariam que ele julga casos com parcialidade.O último caso mais polêmico envolvendo o ministro foi o da soltura por duas vezes do réu e empresário Jacob Barata Filho, com quem Gilmar Mendes tem relação pessoal. O magistrado foi padrinho de casamento da filha de Barata e, mesmo assim, não se considerou impedido para julgar um habeas corpus a favor dele.

Procuradores da Justiça Federal fazem campanha por adesões e indicam este link para votação.

1 COMENTÁRIO

  1. Mexer neste corporativismo e feudo judiciário, um reinado a parte. Assistimos comportamentos inimagináveis. A sensação é de que tudo está entrelaçado, harmonia até nas falcatruas entre os poderes. O que diria Montesquieu sobre este rascunho de civilidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui