O deputado estadual Ney Leprevost (União Brasil), candidato à Prefeitura de Curitiba, percorreu a região da Fazendinha na tarde dessa segunda-feira (23). Na oportunidade, o candidato ouviu moradores a apresentou propostas que contemplam toda a Regional do Portão, divisão em que está incluída a Fazendinha.
Entre os projetos está a instalação no bairro de um Centro Municipal da Neurodiversidade para o atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), focado na inclusão das pessoas com neuro divergência. Haverá ainda outra unidade na cidade.
“Será um local para atender as crianças autistas que precisarem de cuidados de neuropediatras, psiquiatras, psicólogas, fonoaudiólogas, psicoterapeutas e terapeutas ocupacionais. Nós precisamos começar a cuidar mais das pessoas que têm neuro divergência”, explica Ney.
O candidato ainda prevê outros tipos de suporte. Tais como atendimento psicológico para pais e mães, transporte adaptado e todas as demais atividades necessárias para o tratamento do autismo.
Integram também a Regional Portão, os bairros Água Verde, Guaíra, Parolin, Santa Quitéria, Seminário, Vila Izabel e parte sul do Campo Comprido.
Durante sua gestão como secretário de Justiça, Família e Trabalho do primeiro governo Ratinho Júnior, Ney Leprevost implementou a Carteira da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). A “Carteira de Pessoa Autista” garante prioridades e uma série de direitos aos autistas, principalmente aos que são crianças ou adolescentes.
Na visita ao bairro Fazendinha, o candidato abordou também a necessidade de investimento na área do viaduto do Caiuá, em virtude do trânsito complicado na região. Um estudo para que seja desafogado o trânsito e melhore a mobilidade urbana entre a Avenida Juscelino Kubitschek, a Rua Raul Pompeia e a BR-376, no Contorno Sul.
“Curitiba tem vários gargalos de trânsito, Tarumã, Caiuá, Orleans, Jacarezinho. Vamos trazer os melhores técnicos em trânsito, em transporte, em urbanismo para resolver os problemas de mobilidade urbana”, afirma o candidato. Ainda sobre mobilidade urbana, Ney prevê uma readequação dos radares de Curitiba e quer entregar mil quilômetros entre asfaltos e calçadas com ciclovias,