Municípios que querem abrir comércio devem respeitar diretrizes da saúde,diz Amop

O agravamento do quadro da covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, levou a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) a rever a posição de sugerir a abertura gradual do comércio a partir desta quarta-feira (1 º). Em nota oficial, a entidade diz que “a atitude responsável e motivada pela preservação da vida, é primar pela integração de todos em torno de diretrizes técnicas, até que se alcance a estabilização do cenário, para que, então, nova medida seja sugerida”. Dos 54 municípios que integram a associação, 43 deles iriam abrir o comércio nesta quarta.

A Amop reforça que, junto com o Ministério Público do Paraná, as r egionais de Saúde, Caciopar e outras entidades da sociedade organizada regional, dentro do espírito de união de forças em prol do bem comum, manterá a atuação também focada na reabertura planejada das empresas não consideradas essenciais, já liberadas por decreto estadual, com respeito a protocolos de sanidade recomendados pelas autoridades de saúde.

Dessa forma, segundo a nota, a Amop,  os municípios vão elaborar e aprimorar seus respectivos planos de contingência para reabertura gradual do comércio, adotando todas as medidas preventivas necessárias, para colocá-las em vigor assim que o quadro for normalizado. “Quanto aos municípios que decidirem pela reabertura imediata, ou na próxima semana, a Amop ressalta sua autonomia constitucional na edição de tais medidas, desde que motivadas em protocolos de contingenciamento que respeitem as diretrizes técnicas da área de saúde, além do compartilhamento da responsabilidade de todos: população e grupos de risco, na manutenção de cuidados com a saúde”.

A Amop informa na nota que encaminhará ofícios ao secretário Beto Preto e ao ministro Mandetta, para que priorizem a edição de regulamentos que possibilitem a reabertura do comércio e a retomada das atividades empresariais, pois a estabilidade econômica deve ser preservada junto com preservação da saúde e da vida das pessoas.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui