Morreu na manhã deste domingo (29), em Curitiba, o irmão Clemente Ivo Juliatto, reitor emérito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e membro da Academia Paranaense de Letras (APL). Ele tinha 81 anos e a causa da morte foi falência múltipla de órgãos. Irmão Clemente estava internado no Hospital Marcelino Champagnat.
“Sua inteligência privilegiada veio sempre ornada com um coração sensível e uma cultura invejável. Escritor e amante da natureza, dos esportes, das artes numa espiritualidade genuinamente cristocêntrica e marial. Enfim, foi um líder a serviço da paz e da união das pessoas”, disse o irmão marista Dario Bortolini.
Clemente Ivo Juliatto foi reitor da PUC-PR (por 16 anos, entre 1997 e 2013). Antes, foi professor de matemática na cidade de Franca, em São Paulo; e diretor e administrador do Colégio Marista de Londrina.
Fez mestrado, doutorado e pós-doutorado em universidades americanas e europeias. Foi também dirigente da mantenedora Sociedade Paranaense de Cultura (SPC), onde “foi um articulador, um apoio e um líder, formando a incentivando o time dos colaboradores e colhendo os frutos de uma administração renovadora”, de acordo com a universidade. (Foto: Divulgação/Grupo Marista)