Morreu nessa quinta-feira (23), em Curitiba, o médico Ronald Luz. Ele estava internado no Hospital Vita Batel. Um dos fundadores da Sociedade Paranaense de Psiquiatria (hoje Associação Paranaense de Psiquiatria), o Dr. Ronald tinha 89 anos de idade e 65 anos de formado pela Universidade Federal do Paraná. O médico era casado com a Sra. Irene Barros Cavalcante Luz.
O médico Ronald Luz era natural de Florianópolis (SC). Nasceu em 13 de maio de 1933. Concluiu sua formação na Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 12 de dezembro de 1957, fazendo parte do primeiro grupo de médicos que se registrou no Conselho de Medicina, em outubro de 1958. Ele também integrava o grupo de 25 médicos que fundou a Associação Paranaense de Psiquiatria, em 23 de junho de 1967. Tinha entre os colegas os Drs. Octávio Augusto da Silveira, Hélio Rotemberg, Duilton de Paola, Mário Pilotto, Laufran Macedo Xavier Villanueva, Levi Miró Carneiro e Cândido de Mello Neto, eleito o primeiro presidente. Consolidada como Departamento de Psiquiatria da Associação Médica do Paraná e filiada da Associação Brasileira de Psiquiatria, a Sociedade viria a mudar a nomenclatura ara Associação Paranaense de Psiquiatria (APPSIQ).
Em 2017, em meio às comemorações do Dia do Médico, o Dr. Ronald Luz foi homenageado pelo Jubileu de Ouro. O Conselho de Medicina conferiu-lhe o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelo histórico exemplar ao longo da carreira de 50 anos de formado. O então conselheiro Alexandre Gustavo Bley foi o responsável pela entrega da comenda.(Do CRM-PR).