Morre em Curitiba o radialista e político Luiz Carlos Martins 

Morreu nesta segunda-feira (29), em Curitiba, o radialista, político e empresário Luiz Carlos Martins, aos 75 anos. Ele estava internado no Hospital INC desde o começo de julho. Ele se recuperava de uma bactéria alojada na válvula mitral, descoberta após um Acidente Vascular Cerebral (AVC), que sofreu em junho. 

Paulista, nascido em Bilac, Luiz Carlos Martins viveu a infância e parte da juventude em Birigui, onde começou no rádio, aos 17 anos. Depois de passar por emissoras em Marília, Londrina e São Paulo, estabeleceu-se em Jacarezinho, cidade em que sua carreira radiofônica deslanchou.

Já conhecido como radialista, o rei do rádio paranaense se mudou para Curitiba aos 28 anos. Trabalhou nas rádios Clube Paranaense e Independência. Na capital paranaense, construiu uma das maiores potências da notícia da história do Paraná, com a criação da Banda B.

Ao longo das décadas, popularizou em seus programas matinais os bordões que hoje são reproduzidos no país inteiro, como “um beijo no coração” e “Oi, Oi Gente Querida”.

Vida pública

O primeiro cargo na vida pública foi em 1988, quando se elegeu vereador em Curitiba, com 13.616 votos. Em 1990, foi eleito deputado estadual, cargo que manteve em 1994, 1998, 2002 e 2006.

Tornou-se suplente na eleição de 2010, assumindo como deputado em 2013. Incansável, Luiz foi reeleito deputado estadual novamente em 2014 e 2018.

Como deputado estadual, teve várias leis sancionadas, entre elas a Lei 11.097/95, que proíbe fabricação, transporte e comercialização de brinquedos semelhantes às armas de fogo.

Luiz também foi responsável pela lei 11.179/95, que estabelece normas para o abate de animais destinados ao consumo e pela lei 12.242/98, que proíbe a aplicação de tatuagens permanentes em menores de 18 anos de idade sem autorização dos pais ou responsáveis.

Também foi de autoria de Luiz Carlos Martins a lei 19.605/18, que obriga as concessionárias de pedágio do Paraná a construir, nas rodovias sob as suas respectivas jurisdições, pontos de parada e descanso para os motoristas profissionais.

Idosos e mulheres

Uma das leis mais recentes de autoria de Luiz Carlos Martins foi a de número 19.473/18, que obriga as agências bancárias do Paraná a disponibilizar funcionários para auxiliar idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais na utilização dos terminais de autoatendimento durante o horário comercial.

No mesmo ano, a lei 19.727/18 chegou para defender as mulheres vítimas de violência doméstica. Sancionada, a lei obriga a reserva de vagas de emprego das empresas para mulheres vítimas de violência doméstica nas empresas prestadoras de serviços ao Poder Público Estadual. (Da Banda B).

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui